Otoplastia
Orelha de Abano
Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha) em relação à cabeça e alterações de alguns relevos da orelha. Essa alteração acontece principalmente pelo crescimento exagerado da concha e/ou devido à falta de curvatura da parte superior da orelha. A cirurgia se propõe a modelar a cartilagem auricular para aproximá-la da cabeça deixando-a mais harmônica ao rosto.
O que é Otoplastia?
É a Cirurgia para corrigir as orelhas proeminentes conhecidas como orelha em abano, modelando a cartilagem, aproximando-a da cabeça e deixando a orelha mais harmônica ao rosto.
Quem pode fazer essa cirurgia?
Pessoas a partir dos 5 anos de idade que apresentam as orelhas proeminentes, ou seja, afastadas da cabeça. É indicada a partir dos 5 anos porque nesta idade as orelhas já estão totalmente formadas e também para evitar problemas de ordem psicológica em função de comentários e zombarias por parte dos colegas. Todavia, nada impede que tal correção seja feita em outras fases da vida.
Qual o tipo de anestesia?
A otoplastia pode ser realizada com anestesia local e sedação. Crianças muito pequenas é realizado sob anestesia geral.
Essa cirurgia deixa cicatrizes?
A otoplastia deixa cicatrizes escondidas localizadas no sulco atrás das orelhas.
Como é o pós-operatório?
O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com um curativo envolvendo as orelhas que deverá sera retirado após 7 dias. Deverá ser utilizada uma faixa de tecido compressiva específica, retirada apenas para o banho, mas utilizada 24 horas por dia, por um mês. O paciente deverá evitar dormir de lado nos primeiros 30 dias. Após 2-3 dias poderá retornar as atividades cotidianas evitando atividade física e traumas locais. Os pontos são retirados após 7 dias.
Dr. Lincoln Aires
Conheça o Cirurgião Plástico
Dr. Lincoln Aires é cirurgião plástico formado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD-RJ), com título de especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Rinoplastia
Cirurgia Plástica do Nariz
Elemento central da face, o tamanho e aparência do nariz podem ser responsáveis por constrangimento e insatisfação. Devido a sua localização, o nariz possui a importante função de equilibrar a beleza facial, e sua harmonia estética é fundamental à face.