Prótese de Silicone
Mamoplastia de aumento.
Para a mulher, a importância de ter seios bonitos e firmes vão além da aparência, elas se sentem mais seguras em relação a sexualidade o que acaba influenciando nas relações afetivas.
O implante de silicone, também chamado de mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o volume das mamas e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria para os seios através da inclusão de prótese de silicone.
Indicação
A cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho das mamas. O implante de silicone também é recomendado para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza das mamas, como as mulheres cuja perda de peso ou gravidez alterou o formato dos seios. Mulheres que tenham assimetria entre as mamas também podem ser beneficiadas por esta cirurgia.
Localização da prótese
A prótese de mama pode ser colocada basicamente através de 3 incisões diferentes: periareolar (no contorno da aréola), submamária (no sulco inferior da mama) ou axilar (através da axila).
A prótese pode ser posicionada em dois espaços diferentes: sob a glândula ou sob o músculo peitoral maior. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, sendo a indicação feita em conjunto pelo cirurgião e paciente, após discussão cuidadosa sobre os prós e contras de cada técnica.
Como escolher a prótese ideal
As medidas do tórax da paciente, o gosto do paciente, além do posicionamento e formato da prótese influenciam na escolha do tamanho do implante de silicone. Assim, tórax grandes suportam maiores volumes, enquanto grandes volumes podem comprometer a estabilidade e alinhamento corporal de tórax pequenos.
Um teste que pode ser feito para determinar o tamanho da prótese é provar diferentes próteses com sutiã ou lançar mão de programas simuladores de imagem. Neste caso, são tiradas fotos do paciente e, com recursos de imagem, é possível simular o resultado visual de diferentes próteses.
A simulação é oferecida gratuitamente às pacientes que desejam se submeter a essa cirurgia.
Anestesia
Geralmente é realizado com peridural, mas pode ser feita também com geral ou local com sedação.
Internação
O período de internação varia de 12 a 24 horas.
Pós-operatório
Nas pacientes em que o implante é colocado em plano subglandular ( abaixo da glandula) o pós-operatório costuma ser tranqüilo e pouco doloroso. Quando o implante é colocado em plano submuscular pode haver dor no pós-operatório que é facilmente tratada com analgésicos.
Deve-se evitar pequenos esforços com os braços por 15 dias. Atividade física é liberada após 30 dias. São recomendadas sessões de drenagem linfática para diminuição do edema (inchaço), eliminação de líquidos remanescentes, para uma melhor acomodação muscular e um retorno mais rápido às atividades cotidianas.
Dr. Lincoln Aires
Conheça o Cirurgião Plástico
Dr. Lincoln Aires é cirurgião plástico formado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD-RJ), com título de especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Rinoplastia
Cirurgia Plástica do Nariz
Elemento central da face, o tamanho e aparência do nariz podem ser responsáveis por constrangimento e insatisfação. Devido a sua localização, o nariz possui a importante função de equilibrar a beleza facial, e sua harmonia estética é fundamental à face.