Cirurgia Íntima

Ninfoplastia é a cirurgia íntima feminina.

“Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento, ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu cirurgião plástico.”

Ninfoplastia

Cirurgia íntima.

Ninfoplastia, cirurgia íntima feminina, cirurgia de redução dos pequenos lábios, plástica dos pequenos e/ou grandes lábios.

Muitas mulheres sentem-se incomodadas com a aparência de sua genitália, devido a apresentarem pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho ou assimétricos. Essas alterações da normalidade são bem mais frequentes do que se imagina. Em geral acarretam traumas psicológicos, constrangimentos e, muitas vezes, até mesmo desconforto e dor durante o ato sexual, prejudicando o relacionamento afetivo com seu parceiro.

O que é

A cirurgia íntima reduz o excesso de pele dos pequenos lábios vaginais e tem como objetivo reparar possíveis incômodos estéticos que abalam a autoestima da mulher. Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios e diminuir o volume do monte do monte de Vênus (Púbis).

Tipos de correção

Escurecimento da mucosa vaginal – Acontece geralmente, depois da gestação, devido ao excesso de hormônio. Pode ser corrigido com Luz intensa Pulsada.
Pequenos lábios (Ninfoplastia)- Essa cirurgia reduz o tamanho dos pequenos lábios, retirando parte dos pequenos lábios. A cirurgia dura cerca de 30 minutos a 1 hora, e em dois dias retorna-se as atividades normais. Os exercícios só poderão ser reiniciados depois de 15 dias e as relações sexuais após um mês.

Grandes Lábios- Essa cirurgia reduz o tamanho e a espessura dos grandes lábios. Se o púbis for volumoso, pode ser aplicada a lipoaspiração. Já para o caso dos lábios estarem murchos ou flácidos, realiza-se o preenchimento com gordura aspirada de outra região, ou ainda com a aplicação de substâncias sintéticas.

Perda de volume vaginal- Esse problema é comum em mulheres idosas e interfere bastante na sua auto-estima. A correção é feita enxertando-se gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região. Monte de Vênus volumoso – Nesses casos, a correção é feita com lipoaspiração.

Anestesia

A anestesia aplicada é local ou local com sedação.

Duração da cirurgia

A cirurgia íntima tem duração de 1 hora.

Tempo de internação

Quando é realizada com anestesia local o paciente recebe alta logo após o procedimento e quando e realizado com sedação o tempo de internação costuma ser de no máximo 6 horas.

Pós-operatório

Inicialmente, haverá inchaço e roxidão local, que regridem em duas semanas. Não costuma ser doloroso, sendo que analgésicos comuns são suficientes, quando necessário.

A volta ao trabalho poderá ocorrer após dois a três dias, desde que não haja esforços físicos. Relações sexuais geralmente após um mês.
Pode ocorrer alguma alteração transitória na sensibilidade dos pequenos lábios, porém não há nenhuma alteração na sensibilidade do clitóris, visto que o mesmo não é manipulado durante a cirurgia.

Dr. Lincoln Aires

Conheça o Cirurgião Plástico

Dr. Lincoln Aires é cirurgião plástico formado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD-RJ), com título de especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Rinoplastia

Cirurgia Plástica do Nariz

Elemento central da face, o tamanho e aparência do nariz podem ser responsáveis por constrangimento e insatisfação. Devido a sua localização, o nariz possui a importante função de equilibrar a beleza facial, e sua harmonia estética é fundamental à face.