Redução de Mama
Mamoplastia redutora.
A mamoplastia redutora é, por definição, uma cirurgia para redução das mamas quando estas se encontram em tamanho e peso acima das características anatômicas do tórax. Ela contempla além do tratamento reconstrutivo da mama, a preocupação estética com seios muito grandes, que podem gerar incômodo estético entre as mulheres.
Indicação
A mamoplastia redutora é indicada para mulheres com mamas muito grandes, pesadas, desproporcionais e que causam desconforto e problemas na coluna.
Como é feita
Existe uma série de técnicas descritas na medicina para a redução da mama, mas, de uma maneira geral, é feita a retirada de tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama e, em seguida, o remodelamento no formato de cone – a forma natural da mama. A extensão e o formato da cicatriz variam de acordo com cada caso.
Quanto menor a mama, menor será a cicatriz. Elas variam de uma discreta cicatriz peri areolar até uma maior, em formato de T invertido – que se inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e outra horizontal.
Anestesia
A anestesia pode ser geral ou peridural.
Internação
Geralmente de 24 horas.
Pós-operatório
A paciente deverá evitar movimentos exagerados de elevar e abrir os braços por 15 a trinta dias. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses. O uso da malha cirúrgica é imprescindível para ajudar na sustentação, bem como a utilização correta dos medicamentos e cremes prescritos pelo médico. As sessões de drenagem linfática manual auxiliam na redução do inchaço e desconforto.
A paciente pode retornar às suas atividades de trabalho ou estudo, atividade sexual e a dirigir com cuidado após 20 a 30 dias da cirurgia.
Atividade Física
O retorno total às atividades físicas deve ser feito três meses após a cirurgia. Atividades leves como caminhada e bicicleta ergométrica, que não exigem ampla movimentação dos braços, podem ser retomadas com 30 dias de cirurgia.
Dr. Lincoln Aires
Conheça o Cirurgião Plástico
Dr. Lincoln Aires é cirurgião plástico formado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD-RJ), com título de especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Rinoplastia
Cirurgia Plástica do Nariz
Elemento central da face, o tamanho e aparência do nariz podem ser responsáveis por constrangimento e insatisfação. Devido a sua localização, o nariz possui a importante função de equilibrar a beleza facial, e sua harmonia estética é fundamental à face.